Inércia 2024

Festival de Arte Digital e Música em Portugal

Sobre Inércia

O festival da Inércia é organizado pela Associação Inércia, uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da demoscene. A edição de 2024 será a 16ª do evento organizada pelos membros da Associação e a 5ª a ser realizada em Almada em particular.

A Inércia 2024 terá lugar de 6 a 8 de Dezembro de 2024 no Salão de Festas da Incrível Almadense, uma sala centenária no coração de Almada, do outro lado do rio de Lisboa.

Este salão mítico oferece-nos espaço para até 150 visitantes (incluindo lugares dedicados em mesas com assentos confortáveis para até 50 pessoas). O evento decorre de sexta-feira à tarde até domingo de manhã, durante o qual haverá muitas oportunidades para apresentares o teu trabalho e conviver com outros artistas, demosceners e criadores.

Como é o evento?

Nunca visitaste este tipo de eventos? Não vens a um há uns bons anos? Eis o que podes esperar da Inércia 2024:

Na sexta-feira, o objetivo é chegar ao local, encontrar um lugar numa das mesas para desempacotar as nossas coisas, conhecer toda a gente e talvez acabar de produzir algo para ser apresentado no evento. Entretanto, exibiremos algumas demos no ecrã gigante e daremos uma palestra ou um workshop antes do jantar. Depois, teremos a 4ª edição do Shader Royale, o maior evento de programação simultânea ao vivo do mundo, onde teremos participantes de todos os cantos do mundo (alguns sentados na nossa sala), a programar visuais em tempo real, acompanhados de música por um DJ. Podes participar se souberes programar shaders. A fechar a noite temos um concerto ao vivo de música electrónica. A partir da meia-noite não poderemos fazer ruído no local, mas haverá uma afterparty num bar perto, o Bar A Cerca onde continuaremos a festa com DJs amigos.

A manhã de sábado é tipicamente utilizada para acabar de carregar as produções no sistema, dormir até tarde ou explorar o encantador centro de Almada. Ao longo do dia, teremos várias palestras e diferentes eventos. As competições e mostras terão lugar ao final da tarde, onde os participantes verão as suas produções apresentadas no ecrã gigante e no sistema de som. Após o jantar, teremos o ponto alto do evento: as competições de demos. De seguida, a festa continua no Bar A Cerca com mais DJ sets.

O domingo começa lentamente com alguma socialização durante uma prova de panquecas muito especial e culmina com a cerimónia de entrega de prémios e encerramento. As portas fecharão com um almoço convívio entre os organizadores e os restantes visitantes, a última oportunidade para estabelecer alguns contactos e socializar.

Video reportagem da Inércia 2023:

Reproduzir

Sobre a Demoscene

A demoscene é uma subcultura internacional de arte digital centrada na produção das chamadas demos: programas de computador autónomos, por vezes extremamente pequenos, que apresentam conteúdos audiovisuais. O objetivo de uma demo é demonstrar as capacidades de programação, artes visuais e musicais.

A comunidade da demoscene organiza regularmente eventos para competir e socializar, as chamadas demoparties: eventos sociais físicos, normalmente durante um fim de semana, centrados na apresentação de novos conteúdos da demoscene. Incluem normalmente competições de várias categorias, seminários sobre temas relevantes e actuações ao vivo de música e visuais.

A Inércia na sua raiz é uma demoparty mas também convida outras culturas ligadas à arte e fabricação digital a participar, sendo definida como um festival de arte digital e música.

Reproduzir

Regras de Conduta

A organização reserva o direito de excluir do evento qualquer pessoa que possa estar a causar distúrbios, ao abrigo da lei de organização de eventos privados. Só o faremos quando recebermos queixas de discriminação ou doutrinação indesejada / discurso retórico sobre quaisquer assuntos discriminatórios (racismo, intolerância, misoginia, discurso de ódio religioso ou político, teorias da conspiração, etc.). Não serão toleradas quaisquer ameaças físicas ou verbais / assédio aos nossos voluntários organizadores ou visitantes. Quem for apanhado a infringir a lei portuguesa será entregue às autoridades locais.